ESTATUTO APM - CAPÍTULO III

ART. 8º  -    São Órgãos da Administração e Consulta da Associação:

a)     A Diretoria;
b)    O Conselho de Classe;  e
c)    O Conselho Fiscal.

§  Único  -    O exercício dos cargos da Administração e Consulta é gratuito.

ART. 9º  -    O Órgão da Direção e Administração da Associação e a Diretoria, eleita por dois anos é composta de:

a)    - Um Presidente;
b)    - Dois Vice-Presidentes;
c)    - Dois Secretários;
d)    - Dois Tesoureiros;
e)    - Um Bibliotecário;
f)    - Um Diretor de Patrimônio;
g)    - Um Diretor Cultural e de Relações Públicas;
h)    - Um Diretor de Promoção Social;
i)    - Um Assessor Geral Marista, nomeado pelo Diretor do Colégio.

§  1º  -    Por decisão da Diretoria, poderão ser criados outros Departamentos e escolhidos os responsáveis pela sua administração, com a designação de Diretor, os quais poderão participar das reuniões da Diretoria, sem direito a voto.

§  2º  -    É Membro nato da Diretoria da Associação, o Diretor do Colégio, cabendo-lhe a Diretoria de Promoção Social pessoalmente ou por outro de sua indicação.

ART. 10º  -    Como Órgão de decisão, colaboração e consulta da Diretoria, constituir-se-á um Conselho de Classe com a seguinte composição:

a)    O Vice-Diretor do Colégio, que será o seu Presidente;
b)    Dois representantes dos professores, nomeados pelo Diretor; e
c)    Representantes dos pais e responsáveis dos alunos, sendo um representante para cada turma das séries existentes no Colégio.

§  1º  -    A eleição para a escolha de Representante de Turma se processará durante a Assembléia de Pais e Responsáveis de Alunos de cada turma a ser realizada na segunda quinzena do mês de março de cada ano, mediante convocação escrita e prévia, nunca inferior a oito dias, dirigida aos pais e responsáveis pelo Presidente do Conselho de Classe.

§  2º  -    Os Representantes dos Pais ou Responsáveis dos Alunos que integrarão o Conselho de Classe serão escolhidos , mediante votação direta a ser realizada em cada turma, na segunda quinzena de março, somente podendo ser votado aquele que integrar a lista tríplice apresentada pelo Coordenador da série respectiva, com antecedência.

§  3º  -    Somente poderão concorrer a eleição de representantes de turma, os pais e responsáveis que tiverem filhos ou tutelados na turma respectiva.

§  4º  -    Os Membros do Conselho de Classe se investirão de mandato com a duração de um ano, tomando posse no mesmo dia das eleições, ocasião em que será promulgado o resultado.

§  5º  -    O Mandato dos Conselheiros de Classe assim eleitos terminará com a posse de um novo Conselho.

§  6º  -    Verificada a ocorrência de qualquer motivo que determine a perda do mandato de seus Membros, competirá ao Conselho de Classe escolher, entre os apontados em lista tríplice elaborada pelo Coordenador da série respectiva, os substitutos, considerando-se eleito o candidato que obtiver maior número de votos dos presentes, o qual completará o mandato de Membro que substituir.

§  7º  -    A substituição assim ordenada no § supra, será feita em Reunião do Conselho de Classe especialmente convocada por seu Presidente para esse fim, com qualquer número de presença.


ART. 11º  -    O Conselho Fiscal, eleito por dois anos, será composto de três Membros, competindo-lhes avalizar as contas e apresentar relatório anualmente, emitindo o seu parecer por escrito.